14 de janeiro de 2014

Talvez eu não consiga ser claro, agora.
Estou com ânsia de choro, mas não consigo chorar.
Da mesma forma como quando estou excitado, mas não consigo ter um orgasmo.
Acredito que tudo isto esteja relacionado, de alguma forma.
Mas o que eu queria dizer é que é muito ruim ter baixa auto-estima.
Um dos piores fatores é o fato de depender da opinião dos outros em relação a você para tudo:
Se dizem que você é feio, O.K., você concorda que é feio.
Se dizem que você é delicioso, O.K., você se torna delicioso e fica ótimo por isso.
Mas, mesmo se sentindo ótimo, você ainda é dependente… Você quer guardar aquela pessoa para si, porque ela é a fonte da sua estima, não você mesmo.
É uma situação terrível!
Porque ninguém tem tanta energia para dispensar a outro. Você nunca vai encontrar a plenitude num relacionamento se você tiver baixa autoestima.
Mas uma doação de carinho pode ser como uma bênção, ou como uma droga… Você daria tanta coisa por aquele momento fugaz… Porque, em última análise, não importa o quão danosa você tenha concluído que sua conduta é, não importa que você reconheça a solução do problema, aquele momento viciante vale por tudo. Pelo menos naquele momento.

O que é pior?

Nascer cego, sem ter nunca tido a experiência de enxergar a beleza do mundo, ou tornar-se cego depois de já havê-las contemplado? Ser pedra ou tornar-se pedra?

E por falar em pedra, que maravilha ser duro, frio e finito! Porque a pele é lisa, tenra, flexível, os músculos são fortes e vulneráveis ao mesmo tempo. E nada leva tão além do êxtase quanto a carne entumecida. Suor, saliva, sangue. Mas tudo isto é perene, difícil, instável e, acima de tudo, dolorido.

(Publicado em 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário